pre parto, gravidez, pos parto

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

mamã tranquila

Vamos falar de preparação para o parto, parto, recém-nascido e todo o tipo de assuntos relacionados com este tema...

mamã tranquila

Vamos falar de preparação para o parto, parto, recém-nascido e todo o tipo de assuntos relacionados com este tema...

Amamentação - Colostro e o Tamanho do estômago do RN


Mamã Tranquila

07.05.18

Das grandes dúvidas que surgem na amamentação e que deixa as mamãs angustiadas, é se o bebé fica saciado ou não.

Muitas mães começam por ficar  inseguras e desacreditadas do poder do colostro, e precipitam e introduzem o leite artificial, imaginando que o aparelho digestivo do recém-nascido é muito maior do que realmente é.

Acreditem em vocês e aqui o tempo é vosso aliado, aos poucos vão percebendo o ritmo e a necessidade do vosso bebé.

É o tamanho do estômago do recém-nascido que determina o quanto ele deve mamar, e com que intervalos.

COLOSTRO - Agrega uma grande quantidade de proteínas e de agentes de defesa contra infeções como imunoglobulinas A, lactoferrina, células brancas (leucócitos), citoquinas, entre outros, auxiliando, também, a digestão do bebé (cujo sistema está ainda em maturação após o nascimento) e a eliminação intestinal do bebé.

O colostro é também a única substância capaz de eliminar todos os resíduos de mecônio do trato gastrointestinal do bebê, ajudando o intestino a amadurecer e funcionar de maneira eficiente, além de prevenir o aparecimento de alergias, infeções e diarreia, pelo adequado controle e equilíbrio das bactérias que se desenvolvem no seu intestino.

Como o colostro é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras, funciona como uma primeira vacina, protegendo o bebê contra várias infeções. Ajuda a regular o próprio sistema imunológico em desenvolvimento:

É rico em vitamina A que ajuda a proteger os olhos e a reduzir as infeções.

  • Ao estimular os movimentos intestinais para que o mecônio seja rapidamente eliminado, ajuda na prevenção da icterícia.
  • Vem em volumes pequenos, de acordo com a capacidade gástrica de um recém-nascido.

O colostro começa a ser produzido muito antes do parto, no último trimestre de gestação - nessa fase, é normal acontecer a perda de secreções transparentes em pequenas quantidades. Depois que o bebé nasce, a produção se prolonga por mais uma semana, tempo suficiente para dar ao bebé uma série de nutrientes essenciais. A cada mamada, é comum variar a quantidade de colostro: em geral, saem entre 2 e 20ml nos três primeiros dias. A nossa fisiologia está tão bem estudada que a produção de colostro é algo extremamente eficaz, ou seja, cada mãe produz um colostro diferente, de acordo com as necessidades do seu filhote, que podem variar com a idade gestacional com que nasce, por exemplo.

 

Ao colocar esta foto, pretendo acalmar muitas mamãs no que diz respeito ao leite necessário quando amamentam, acreditem nos vossos instintos e acima de tudo desfrutem o momento...

estomago RN.jpeg

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D