Amamentação - Colostro e o Tamanho do estômago do RN
Mamã Tranquila
07.05.18
Das grandes dúvidas que surgem na amamentação e que deixa as mamãs angustiadas, é se o bebé fica saciado ou não.
Muitas mães começam por ficar inseguras e desacreditadas do poder do colostro, e precipitam e introduzem o leite artificial, imaginando que o aparelho digestivo do recém-nascido é muito maior do que realmente é.
Acreditem em vocês e aqui o tempo é vosso aliado, aos poucos vão percebendo o ritmo e a necessidade do vosso bebé.
É o tamanho do estômago do recém-nascido que determina o quanto ele deve mamar, e com que intervalos.
COLOSTRO - Agrega uma grande quantidade de proteínas e de agentes de defesa contra infeções como imunoglobulinas A, lactoferrina, células brancas (leucócitos), citoquinas, entre outros, auxiliando, também, a digestão do bebé (cujo sistema está ainda em maturação após o nascimento) e a eliminação intestinal do bebé.
O colostro é também a única substância capaz de eliminar todos os resíduos de mecônio do trato gastrointestinal do bebê, ajudando o intestino a amadurecer e funcionar de maneira eficiente, além de prevenir o aparecimento de alergias, infeções e diarreia, pelo adequado controle e equilíbrio das bactérias que se desenvolvem no seu intestino.
Como o colostro é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras, funciona como uma primeira vacina, protegendo o bebê contra várias infeções. Ajuda a regular o próprio sistema imunológico em desenvolvimento:
É rico em vitamina A que ajuda a proteger os olhos e a reduzir as infeções.
- Ao estimular os movimentos intestinais para que o mecônio seja rapidamente eliminado, ajuda na prevenção da icterícia.
- Vem em volumes pequenos, de acordo com a capacidade gástrica de um recém-nascido.
O colostro começa a ser produzido muito antes do parto, no último trimestre de gestação - nessa fase, é normal acontecer a perda de secreções transparentes em pequenas quantidades. Depois que o bebé nasce, a produção se prolonga por mais uma semana, tempo suficiente para dar ao bebé uma série de nutrientes essenciais. A cada mamada, é comum variar a quantidade de colostro: em geral, saem entre 2 e 20ml nos três primeiros dias. A nossa fisiologia está tão bem estudada que a produção de colostro é algo extremamente eficaz, ou seja, cada mãe produz um colostro diferente, de acordo com as necessidades do seu filhote, que podem variar com a idade gestacional com que nasce, por exemplo.
Ao colocar esta foto, pretendo acalmar muitas mamãs no que diz respeito ao leite necessário quando amamentam, acreditem nos vossos instintos e acima de tudo desfrutem o momento...