Amamentar na primeira hora de vida
Mamã Tranquila
04.05.18
Os primeiros dias de amamentação são extraordinariamente importantes para o sucesso da amamentação. Segundo a OMS esta deve começar ainda na sala de partos e, se possível, na primeira hora de vida. O contacto pele com pele entre mãe e bebé é o primeiro passo para que o recém-nascido comece a mamar.
A amamentação imediata traz vários benefícios à mãe e ao bebé, sendo atualmente uma das estratégias prioritárias para promover a predomínio e duração do aleitamento materno.
Benefícios do colostro
Os primeiros dias de amamentação ajudam de forma especial a saúde da mãe e do bebé, para além de consolidarem o vínculo afetivo entre mãe e filho. O colostro (líquido rico em proteínas, segregado pelas glândulas mamárias), é extremamente importante para a imunização do bebé contra vários vírus e bactérias presentes no ambiente. Além disso, no colostro há substâncias que estimulam o funcionamento intestinal, facilitando a eliminação do mecónio (primeiras fezes do bebé). Para a mãe, também tem os seus benefícios, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia e ajudando o útero a voltar ao seu tamanho normal.
Sendo este um tema muito vasto, vou vos falando um boacdinho todos os dias.